Pré-intermediário III



Lição 106
Exercício bend no orifício 3 (G#)

Lição 107

Lição 108

Lição 109


Lição 110
Exercício para todos os bends no orifício 3 (Bb, A, Ab)

Lição 111

Lição 112

Lição 113


Lição 114
Escala Pentatônica Maior com padrão de três notas

Lição 115
G Mixolídeo com padrão de quatro notas


Lição 116
Escala Pentatônica menor


Lição 117
G Mixolídeo 4+ (com 4a. aumentada)


A Forma Blues
Nas figuras a seguir, os numeros romanos representam os acordes. Se a tonalidade for G:
I = G
IV = C
V = D

Vamos lá...

Você ja conhece a forma Blues de 12 compassos.

É comum que ela tenha um turn around (virada) no último compasso.
Uma variação comum desta forma, tem no 2o. compasso o IV7, é chamada forma Blues de 12 compassos quick change (mudança rápida.

Existe também o Blues de 8 compassos...
 ... e o Blues de 12 compassos em tom menor, entre outros. Neste caso o tipo dos acordes é menor com sétima menor (xm7), no qual os arpejos são diferentes do habitual Maior com sétima menor (x7). A diferença está nas terças de cada acorde. Exemplo em Gm:
Gm7 = G Bb D F
Cm7 = C Eb G Bb
Dm7 = D F A C


 Assista, antes de prosseguir, neste vídeo você poderá ouvir como soam estas formas:


Lição 118
Rock Blues de 12 compassos quick change (tema + improviso no áudio)
Lição 119
Toque junto!


Lição 120
Blues shuffle de 8 compassos (tema + improviso no áudio)

Lição 121
Agora é sua vez!


Lição 122
Blues Jazz menor (tema + improviso no áudio)

Lição 123
Acompanhe!


Lição 124
Improvise usando as bases de cada Blues Didático (lições 123, 121 e 119). Aproveite as frases dos temas e tente soar coerente com cada umas das formas.

Importante: no Blues menor, use as escalas pentatônica menor e pentatônica blues. A terça, que corresponde a nota B da tonalidade de G (Sol Maior), neste caso deverá ser menor, portanto, Bb.


Nenhum comentário:

Postar um comentário