Introdução


Gaita e Harmônica são os nomes dados a estes instrumentos:

                                   

Existem diversos tipos e marcas de gaita. As gaitas podem ter afinações variadas. Este método ensina o tipo Gaita Diatônica de Dez Orifícios e para começar, será usada a afinação C (dó maior).

Segure a gaita preferencialmente com a mão esquerda e use a direita para fazer a concha:




O primeiro passo para se começar a tocar é soprar em único orifício. Para isso, é preciso se habituar com a embocadura. Existem diversas formas de embocadura, como: tongue blocking, lip blocking, bico e U tonguing.

Aconselho começar com a embocadura de bico. Faça um bico como se fosse beber com canudinho. Envolva as tampas da gaita (parte cromada) e deixe que a parte interna dos lábios direcionem o sopro:


A gaita diatônica tem três classes de notas, ou seja, três formas diferentes de executa-las. Cada classe possui um conjunto de notas com comportamentos distintos. Neste método as notas serão escritas em forma de Cifras Musicais:

A - lá
B - si
C - dó
D - ré
E - mi
F - fá
G - sol

  • Notas naturaissão as vinte notas que estão “prontas” no instrumento, que exigem menos esforço orgânico. Há dez sopradas e dez aspiradas. Na gaita na tonalidade de C, que tem sua origem na escala de C maior, estão presentes: do, ré, mi, fá, sol, lá, si. Nesta classe de notas, somente a segunda oitava possui a escala diatônica completa, pois na primeira oitava a 4ª. da escala (), assim como a 6ª. () estão ausentes. O mesmo acontece com a 7ª. nota (si) na terceira oitava.
  • Bendstécnica que foi plenamente explorada após a entrada da gaita no blues. Através dela é possível executar a(s) nota(s) presente(s) no intervalo entre as notas naturais sopradas e aspiradas. Pode-se dizer que são notas orgânicas, já que são acionadas através de movimentos do organismo (língua e garganta) específicos para cada nota. Com os bends a escala diatônica da gaita se torna completa (aparecem as 4ª., 6ª. e 7ª. notas ausentes), além disso, alguns acidentes musicais (sustenidos e bemóis) tornam-se possíveis. Ainda assim, a soma das notas naturais com os bends não completa a escala cromática. Os bends residem nos orifícios 1 ao 6 aspirados e nos 7 ao 10 soprados, ou seja, sua execução se dá a partir da direção de fluxo de ar correspondente a palheta mais aguda do orifício.
  • Overbendstécnica que completa a escala cromática na gaita diatônica. Recentemente divulgada, foi sistematizada por Howard Levy a partir de 1969. Também são notas orgânicas e tornam bastante viáveis quando o instrumento está otimizado para a técnica. Residem nos orifícios 1 ao 6 soprados (overblows) e 7 ao 10 aspirados (overdraws), são executados com direção de fluxo de ar igual a palheta mais grave do orifício, ou seja, tem fluxo exatamente oposto em relação aos bends. Produzem notas um semitom acima da palheta de fluxo oposto.

Assista este vídeo antes de prosseguir:


A princípio, foque sua atenção nas notas naturais, especialmente na segunda oitava (região central da gaita), tente memorizar estas notas e mentalizá-las enquanto toca!
                


Exercício de embocadura 1
Sopre o C no orifício 1:


Exercício de embocadura 2
Sopre o C e aspire o D, ambos no orificio 1



Exercício de embocadura 3
Sopre o C, continue soprando enquanto desliza para o E no orificio 2:


Exercício de embocadura 4
Sopre o C no orificio 1, aspire o D no 1 e sopre o E no 2:



Exercício de embocadura 5
Sopre deslizando o C, E e G, nos orificios 1, 2 e 3:


Exercício de embocadura 6
Sopre deslizando o C, E G e C, nos orificios 1, 2, 3 e 4:



Exercício de embocadura 7
Sopre o C no orificio 4:



Exercício de embocadura 8
Sopre deslizando o C, E e G, nos orificios 4, 5 e 6:


Ouça antes de prosseguir: Audio Aula Embocadura
(procure na listagem do player)


A partir daqui, passaremos a tocar escalas musicais, que são: sequências de notas ascendentes ou descendentes, das quais são compostas as melodias. É muito importante tocá-las para se desenvolver no instrumento e educar seu ouvido musical! 


Exercício de embocadura 9
Toque livremente a escala de C (dó maior)


Exercício de embocadura 10
Toque livremente a escala de Am (lá menor)



  




11 comentários:

  1. parabens! didatica excelente, intuitivo, rico em informacoes... iniciativa maravilhosa... existe o curso em versao completa para download?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo!

      Não existe versão para download. Aos poucos serão publicados novos níveis. Valeu!

      Excluir
  2. Parabéns ao pessoal que organizou esse curso online..é simplesmente excelente.. não se encontra outro tão completo e didático. Parabéns de novo.

    ResponderExcluir
  3. Kra. vc ta de Parabéns. Achei o que procurava

    ResponderExcluir
  4. Execelente! Curso muito bom! Estou começado a estudar gaita e moro em uma cidade pequena onde não há curso de gaita, este material está sendo magnífico pra mim!

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Ótimo material de estudo, linguagem altamente didática, clara e objetiva.
    O curso está me ajudando a evoluir aos poucos.
    Se possível, gostaria que dessem dicas para evitar o vazamento de ar durante o sopro, é uma das minhas principais dificuldades por enquanto (eu uso a embocadura de bico).

    Vlw.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber se posso fazer este curso com uma gaita diatonica A. pois ja possuo a mesma, ou devo adquirir uma gaita C.

    att

    ResponderExcluir
  7. adorei tudo que eu procurava para aprender melhor minnha gaita obrigado

    ResponderExcluir
  8. Estou começando agora. Muito bom...tá de Favoritos na minha barra de tarefas! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. parabéns !! qual a gaita certa pra começar ?

    ResponderExcluir