segunda-feira, 8 de julho de 2013

Uma "Academia da Gaita"

A inusitada escola online, vem propagando a cultura da gaita e semeando conhecimento musical para estudantes de todo o Brasil. A carência de professores bem preparados para ensinar o instrumento, foi uma das principais motivações que levaram o programador Marco Fogaça e o professor Fernando Xavier a realizar o projeto, que é muito mais do que um punhado de vídeo-aulas.

A Academia da Gaita coloca o aluno em contato direto com o professor, que pode acompanhar e orientar seu desenvolvimento musical desde o primeiro contato com o instrumento. O sistema de troca de vídeos, que é inédito no Brasil, é o grande diferencial da escola. Ele permite que os alunos aprendam uns com os outros e, se beneficiem principalmente, com as vídeos-aulas personalizadas, gravadas em resposta as dúvidas e performances que os alunos submetem ao professor, caso queiram se aprofundar nos estudos.

Ter um professor sempre a disposição, geralmente é caro, no entanto, a plataforma criada especialmente para a Academia da Gaita, possibilita que a demanda dos alunos se enquadrem em uma relação onde o custo da mensalidade X hora-aula trabalhado pelo professor, seja viável para o profissional e bastante econômica para os alunos. O sistema já mostrou resultados muito positivos, e se mostra como um forma democrática de acesso ao ensino musical com qualidade.


2 comentários: