terça-feira, 7 de agosto de 2012

Vamping, uma técnica muito intrigante...

Fazer auto-acompanhamento na gaita é possível. A disposição de notas da diatônica facilita a execução de acordes pertinentes às tonalidades de G e C (exemplos para gaita em C), sendo assim, com uso da língua, ou melhor, da embocadura de bloqueio com a língua, é possível intercalar notas únicas e acordes. A língua exerce a função rítmica enquanto tapa e libera os acordes. A técnica foi intensamente usada no Blues Tradicional, foi difundida por muitos gaitistas nos anos de 1950, entre eles está Big Walter Horton, com timbre super encorpado, recheado de intervalos simultâneos (várias notas tocadas ao mesmo tempo). O Vamping confere ao instrumento um som inconfundível.

Aprenda a técnica, assista ao vídeo até o fim e comece agora mesmo a tocar usando o Vamping!



3 comentários:

  1. Amigo, posto no último post por ter mais chances de ser lido hehe!
    Primeiro queria parabenizar pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos na internet, no mundo da gaita falta muito isso ainda!
    Ainda não comecei a praticar pois estou longe da minha gaita.. :( Com a lida geral que dei no blog e vendo os vídeos no youtube fiquei bem empolgado para recomeçar o estudo. Sou bem iniciante ainda e não entendo nada de teoria musical, por isso queria pedir se tu poderias fazer um vídeo explicando como ler as partituras para leigos assim como eu possam acompanhar a didática certinho. Suas aulas e exercícios são muito bons.

    Mais uma pergunta em relação à gaita: Tenho uma Bends Prima em C. Faz muita diferença ter uma gaita mais grave para complementar o estudo? qual gaita me indicas em tons mais graves que o C bastante usado no Blues? E minha gaita é boa para estudar, tirar bends e etc?

    Obrigado por compartilhar esse ótimo material!

    ResponderExcluir
  2. Fala Xavier!
    Vídeo mto bom! Com essa técnica o som fik outro,da uma encorpada mto boa na música.

    Mas com relação a execução de bends junto com a técnica de bloqueio d língua, tm como ou só e possível executar os bends com a embocadura d bico?
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Acabou q um outro vídeo seu ja me respondeu!
    Sou iniciante,mas vou buscar me adaptar a técnica de bloqueio d língua,mto mais completa, proporciona a utilização de mto mais efeitos, oq acaba dando uma encorpada na música, deixa ela com outra cara.

    Abraço

    ResponderExcluir